domingo, 22 de abril de 2012

Fotos dia 22/04/2012

Olá pessoal!

Como estava passando por aquelas bandas, resolvi tirar umas fotos, seguinte:

- no Tulipas não mudou muita coisa porque a fase que a obra está as mudanças são dentro da estrutura, mas o espaço para o maquinário do elevador já está pronto e a caixa de água superior também (VIVA!!!). Como estamos nos aproximando do inverno e com isso das chuvas, a obra vai andar mesmo é por dentro, notei que muitas unidades já estão quase no fim, com esquadrias e azulejos instalados, credito que estas são as que vão armazenar as tintas até a hora da pintura externa!
segue fotos Alameda das Tulipas.







Na Alameda das Hortênsias eu não consegui tirar muitas fotos pois estava começando a me atrasar pro meu compromisso mas notei que as torres estão bem parelhas, o muro está em fase de finalização e o sistema hidrossanitário tá quase no fim!
- Segue fotos Alameda das Hortênsias. Desculpe o "fora de foco" é que meu motorista estava nervoso!!!







Mas o que eu adorei ver foi o Alameda das Magnólias!!
Os caras correram e amarraram as vigas antes do inverno!!! PONTO PRA ELES! 
- Fotos do Alameda das Magnólias, meio correria, mas dá pra se animar um pouco! 







Bem pessoal, espero ter passado algumas informações pra vocês, bom restinho de domingo e uma ótima semana!
Força na peruca porque a semana vai ser fria!

estou preparando um post sobre pisos, quero colocar todos os tipos e dar sugestões!
aguardem...

Carol

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mais uma taxa para pagar! ATENÇÃO!

Olá pessoal! 


Queria estar dando uma boa noticia, mas acabei de receber a resposta da Raquel do Atendimento PDG e a informação não é nada agradável. 
Li por aí que na entrega das chaves tem uma "tal" de taxa pra pagar pra poder liberar as chaves, pois bem, só por desencargo de consciência resolvi mandar email pra PDG, 

Boa Tarde Raquel

Queria saber sobre a entrega das chaves do Alameda das Tulipas, como já pagei todas as parcelas referentes ao meu apartamento, gostaria de saber se vai haver alguma taxa na entrega das chaves?
Pergunto porque eu escuto o pessoal falar que tem uma taxa de entrega de chaves no valor de 2 mil!
pode me passar alguma informação?
desde já muito obrigada!

Como resposta obtive:

Boa tarde, Sra. Carolina

Informamos que existe a taxa de individualização de Matricula, porém não temos como lhe informar valores neste momento, tendo em vista que o mesmo será apresentado somente na entrega de chaves.


Att,

Raquel Figueiró
Relacionamento com clientes

Av. Borges de Medeiros, 2233/ 5º andar
Praia de Belas. CEP: 90110-150 . Porto Alegre . RS

Baseado nisso resolvi pesquisar, segue informações:

O que é uma Matrícula? 
R: Consiste na ficha de individualização ou especialização (descrição) de cada imóvel. É a base física dos assentamentos registrais, com a descrição do imóvel e a enunciação de sua titularidade.
O que é uma Matrícula-mãe?
 R: É a matrícula que engloba um empreendimento no seu todo (Incorporações de Condomínio e Loteamentos), antes da abertura das matrículas das frações ideais destinadas às unidades futuras ou respectivos lotes.
O que é Certidão?
R: É o documento autêntico, portador de fé-pública, obtido junto ao Serviço de Registro de Imóveis onde consta o histórico do imóvel, informando sua situação físico-jurídica, com a descrição do imóvel e sua titularidade, podendo ser lavrada em inteiro teor, resumo ou relatório.
Para que serve a Certidão atualizada?
R: Para comprovar a atual situação jurídica do imóvel, importante para qualquer negócio, pois demonstra a existência de quaisquer ônus, como nos casos de penhora, hipoteca e indisponibilidade.
Quais os documentos necessários para o pedido de uma Certidão e qual o prazo para entrega? 
R: Não é necessária a apresentação de documentos, apenas informar o número da matrícula ou transcrição do imóvel, ou ainda, o nome do proprietário ou o endereço completo do imóvel. O tempo depende do tipo de certidão e a forma de retirada, podendo demorar de 02 dias úteis (Matrícula) até 05 dias úteis (Transcrição).
A Certidão atualizada tem o mesmo valor de uma Escritura Pública? R: A certidão é o documento que contém todo o histórico de domínio de um imóvel comprovando a atual situação jurídica do mesmo, enquanto que a Escritura Pública é a declaração de vontade, lavrada perante um Tabelião, para formalização de um negócio jurídico obrigacional entre as partes.
Por que em algumas Serventias a certidão de matrícula não sai na hora?
R: São necessárias algumas condições básicas para garantir a segurança da informação de uma certidão emitida na hora. Para dar segurança e agilidade a este processo, as matrículas e também a base de dados registrária precisam estar no formato eletrônico, com um rigoroso controle dos títulos protocolados e que possam envolver o imóvel cuja certidão foi solicitada.
O que é uma Transcrição?
R: São os registros realizados em Livros próprios (transcrições e inscrições), até dezembro de 1.975, anterior à entrada em vigor da Lei 6.015/73, que instituiu o sistema de fólio real através da matrícula.
A certidão de Transcrição pode ser feita na hora do pedido? 
R: Não. As certidões de Transcrições são fornecidas em até 05 dias úteis, em razão da complexidade na interpretação dos atos lançados pelo sistema registrário anterior.
O Instrumento Particular tem o mesmo valor da Escritura Pública? 
R: O artigo 108 do Código Civil Brasileiro determina que os negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no país sejam lavrados por escritura pública. Há casos expressamente previstos em Lei que autorizam o instrumento particular, como por exemplo, os atos praticados por entidades ligadas ao Sistema Financeiro de Habitação.
O que é uma impugnação?
R: É o resultado da análise dos documentos encaminhados para registro (qualificação negativa), com recusa ao pedido de registro, mencionando as razões de forma fundamentada, orientando às correções necessárias.
Por que a Nota de Impugnação não é dada uma única vez, o título pode ser devolvido várias vezes? 
R: As exigências devem ser apontadas de uma só vez, porém existem situações que se alteram após o cumprimento de uma nota de impugnação, fazendo com que novas exigências precisem ser cumpridas para a comprovação das informações contidas no documento.
É possível registrar um título e pagar os emolumentos somente na retirada? 
R: Não. O título somente será registrado com o pagamento de um sinal, conforme exigência autorizada em Lei.
Quais são as formas de pagamento?
R: O sinal pode ser feito em cheque ou dinheiro. Eventual diferença de emolumentos a ser paga na retirada de documentos somente em dinheiro.
Existe alguma taxa de urgência? 
R: Não. Os registros seguem a rigorosa ordem de protocolo.
Como fazer o cálculo de um registro ou averbação? 
R: baseado
 na Tabela de Emolumentos. que ainda não está disponível.
Por que o cálculo não é exato na hora da entrada do título para registro?
R: O cálculo realizado na entrada é em caráter prévio ou provisório. Somente após a análise minuciosa do título é que se verificarão quais serão os atos (registros e/ou averbações) que serão praticados, podendo acrescer ou não o valor previamente calculado.
É possível saber o valor dos emolumentos por telefone? 
R: Não. Deverá ser pessoalmente com a apresentação da documentação no cartório

Qual a diferença entre Tabelião de Notas e o Registrador de Imóveis? 
R: O Tabelião de Notas, após ouvir a vontade das partes, aconselhar no sentido de conseguir a melhor solução jurídica para o que pretendem, e verificar o que é lícito e possível, vai identificar as pessoas, avaliar a sua capacidade jurídica, cuidar para que sejam satisfeitas eventuais exigências fiscais e tributárias, e então, traduzir a vontade das partes, formalizando o negócio jurídico obrigacional buscado através da escritura pública. A cópia autêntica dessa escritura pública, chamada traslado ou certidão, é levada ao Registrador de Imóveis que providencia, além de outros atos, o registro de todos os títulos translativos de direitos reais, bem como as devidas averbações que podem modificar a situação do imóvel ou a dos que se apresentam como detentores de seus direitos. A transferência ou aquisição do domínio só se adquire pelo registro do título no Registro Imobiliário (“Quem não registra não é dono”).

Todos os documentos apresentados em fotocópia devem estar autenticados? 
R: Sim.
Os títulos apresentados para registro precisam ser originais?
R: Sim.


Espero ter ajudado e preparem seus bolsos!


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Especial: VISTORIA

Olá Pessoal!Conforme prometido, este post fala sobre a vistoria que faremos para a Caixa quando a PDG nos chamar.

Bem em primeiro lugar os objetos que eu indico que levem:


- Croquis do apartamento com as medidas dos cômodos anotadas,


- Câmera fotográfica,


- Trena 



- Nível,






- Chave de Fenda,







Instruções:


- Primeiramente é bom lembrar que o ideal é fotografar tudo o que puder, lembre-se, não existe lei que impeça de levar uma câmera pra vistoria e todas as fotos que tirar vão ajudar a esclarecer possíveis problemas depois, tire foto do cômodo por inteiro e dos detalhes, maçanetas, portas, janelas, sacada, pontos de luz, tomadas, interruptores, torneiras, ralos, tudo o que julgar importante e que depois sirva pra esclarecer uma dúvida, em se tratando de vistoria de liberação é melhor pecar por excesso!
- Inclusive, não esqueça de tirar fotos dos problemas que encontrar, assim você terá um histórico do seu apartamento.
- Se houver a necessidade de uma segunda vistoria de aprovação, tire fotos dos itens que foram arrumados, isso vale pra ter certeza que eles arrumaram mesmo.
- Com o croqui em mãos pegue a trena e vá medindo cada cômodo, anote as medidas e compare com as do desenho, lembre-se, uma diferença de 2 ou 3 centímetros é aceitável por lei, mas ninguém quer um dormitório com meio metro a menos!
- Dando uma olhada geral, verifique se não tem umidade nas paredes, no teto e no piso, isso pode ser indício de vazamento, questione o engenheiro. Veja se não tem água empoçada em torno da porta da sacada, isso pode ser um sinal de má vedação, mas vamos verificar este item mais adiante.
- Eu aconselho a tirar as medidas da altura das tomadas e interruptores, assim você já poderá ir adiantando a verificação dos teus móveis, poderá ter situações que você terá que mover o interruptor pra poder caber o móvel ou reprojetar os planejados!
- faça um "filme" por cômodo, diga "este é o quarto das crianças", " este é o meu quarto", isso vai facilitar o entendimento das fotos depois.


PISO
- Em banheiro, sacada, cozinha e área de serviço, coloque o nível no piso e verifique pra que lado a água vai correr se empoçar, lembre-se o nível deve estar sobre o piso sem restos de obra, qualquer pedacinho de tijolo que esteja em baixo do nível já não nos fornece a leitura correta! Existe casos de o fluxo de água correr para o lado contrário do ralo, e não é isso que queremos não é? Se isso acontecer mostre com o nível ao engenheiro da construtora, que o acompanhará, para que ele possa arrumar depois e anote tudo o que verificar na vistoria. Em uma segunda ocasião você só precisará verificar os itens que estavam em desacordo.
- Analise se não tem excesso de rejunte entre as peças da cerâmica, das duas uma, ou você pede pra eles nivelarem ou você mesmo com uma espátula de obra pode raspar essas diferenças.
- Se ao pisar você ouvir como se o piso estivesse "craquelando" pode ser um indício de que foi colocado cimento cola só nas pontas da cerâmica para fixação, é bom tirar esta dúvida, pise em algumas peças no meio dela e em outras nas pontas, se quebrar alguma, NÃO APROVE A VISTORIA e mostre ao engenheiro a m...  que fizeram!


PAREDES
- Encoste o rosto na parede, tente olhar ela toda, se você verificar que tem "barrigas" mostre ao engenheiro, isso pode ter sido ocasionado por blocos fora de prumo, e não tem jeito, se a "barriga" for muito saliente vai dar problema de desnível nos móveis e a única alternativa é fazer a parede de novo! 
- Por ser de bloco pré moldado elimina vários outros itens de verificação, então levante as mãos pro céu!  kkk!!


JANELAS E PORTA DA SACADA
- Se for de correr - verifique se o corrediço (o vão onde corre a janela) não está com massa colada, isso pode impedir o abrir e fechar da janela. olhe as roldanas, normalmente elas estão um pouco escondidas mas se você se inclinar um pouquinho pode ver se estão inteiras e se não tem nada impedindo que corram. - se for de dobradiça analise se não tem massa colada na dobradiça, se estiver rangendo precisará de um carvão ou óleo, mas isso você mesmo pode fazer.
- Abra e feche várias vezes e verifique se não tranca e se veda bem, isolando a chuva e o vento da rua, afinal, em noites frias e com o ar quente ligado dentro de casa a última coisa que queremos é uma corrente de ar gelado circulando pela casa!


PORTAS
- Abra a porta e solte, se ela "andar" sozinha é porque está fora de nível, depois encoste a porta sem fechar o trinco, se ela abrir sozinha é pelo mesmo motivo.
- Para verificar as trancas: sem fechar a porta, tranque e destranque várias vezes a porta, olhe se ela não trava ou emperra, depois abaixe e levante a maçaneta várias vezes, se não deu problema, entre no cômodo e tranque a porta (mas faça o teste descrito acima antes, afinal vai que dê alguma coisa errado e tu fica trancado!! kkk) tranque e destranque a porta, ás vezes ela não fecha direito porque o marco está fora do prumo ou porque a cava feita é rasa demais pra entrar a tranca ou até mesmo pedaço de caliça (toco de tijolo, reboco) trancando.
- Passe a mão na porta, veja se ela não está "inchada" ou partes como se tivesse uma bolha dentro dela, das duas uma, ou o material é de segunda qualidade ou a porta ficou pegando umidade no canteiro de obras.


TORNEIRAS E RALOS
- sem mexer olhe se ela já está pingando, isso pode ser excesso de pressão ou vazamento, abra e feche, se não fechar direito talvez tenha que trocar a borrachinha que tem dentro dela, peça ao engenheiro. Verifique também se a água desce rápido pelo ralinho da pia, se isso não acontecer mostre ao engenheiro pois pode ser que tenha areia no encanamento ou coisas piores...
- Na maior cara de pau, pegue a chave de fenda e (com jeito, não queremos quebrar nada!!) puxe a tampa dos ralos e olhe dentro, tem muito safado que com preguiça coloca resto de obra dentro e isso depois entope tudo!!! Se tiver alguma coisa obstruindo o fluxo da água mostre ao engenheiro. Não esqueça de verificar os ralos de dentro do box, do banheiro, da cozinha e da área de serviço, e se não houver na sacada um ralo provavelmente o sistema de drenagem é com caninhos nos cantos da sacada, se for assim, enfie a chave de fenda no caninho e veja se não tem nada obstruindo.


Em fim se não der nada de errado, PARABÉNS, você acaba de aprovar o seu apartamento na vistoria e dentre alguns dias receberá as chaves e poderá se preocupar com o   ......




...... piso!


nosso próximo post!!!

espero que eu tenha ajudado. 
boa semana à todos
e qualquer dúvida é só me escreverem!

domingo, 15 de abril de 2012

Vamos organizar as coisas!

Olá pessoal!
Com a proximidade da data de entrega dos apartamentos resolvi fazer postagens das etapas que passaremos com a entrega do apartamento, são fases que muitas vezes por não sabermos ou por não termos experiência acabamos por fazendo as escolhas erradas ou passando muito mais trabalho do que deveríamos!
Pois bem, meu próximo post será uma relacionado com os itens a serem verificados na hora que a PDG nos chamar pra fazer a vistoria!
Até o próximo post!!!


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fotos da Obra

Boa tarde pessoalDepois de algum tempo longe consegui tempo pra colocar mais este post.Quem comprou um apartamento no Alameda das Tulipas, tem acesso a estas fotos, mas sempre é bom ter um histórico da evolução da obra.Bem, analisando friamente a situação atual da obra constatei que falta pouco a ser feito nas unidades individuais (apartamentos), mas tem toda a área em comum (corredores, elevadores, telhado)  e a área externa (estacionamento, jardins, piscina ....) a ser finalizada.Lembrando que no contrato está escrito que a empresa pode entregar o empreendimento sem ter terminado a área externa. Ficaremos de olho!!abaixo segue fotos do Alameda das Tulipas divulgado pela PDG!

Boa semana à todos!









Você já comprou os móveis?

Postagens populares