segunda-feira, 28 de maio de 2012

Tudo o que você precisa saber sobre: PINTURA!

Olá pessoal!


Depois de escolhermos o piso certo pra cada ambiente e decidirmos a cor que mais combina com cada estilo de vida, é hora de dar uma corzinha às paredes!
Mas antes de tudo não esqueça dessas dicas:
- A parede que vai receber a pintura tem que estar curada, ou seja, não pode estar em fase de construção, o reboco ou passa corrida deve estar seco e livre de impurezas, graxas, gorduras, mofo e pó,
- Tenha a certeza de que não vai respingar nos móveis cobrindo-os com plástico, (o tecido, dependendo do tamanho do pingo pode deixar passar a tinta!),
- Passe fita ao redor de interruptores, tomadas e afins, assim não vai dar muito trabalho nos arremates, e também passe fita para isolar as outras paredes que não levarão a tinta escolhida,
- Coloque jornal sobre o piso, sabe como é, acidentes acontecem... eu já passei por cada uma!!!
- Se necessário, dê primeiro uma demão de tinta branca, assim cria um fundo neutro e pronto pra receber qualquer tipo de cor e textura,
- Se vai pintar o teto comece por ele, depois paredes, portas, janelas e por último os rodapés, 
- Tenha sempre por perto um produto para tirar manchas de tinta e espátula para raspar, quanto antes remover os pingos melhor!
Nos vidros, uma dica para tirar respingos é utilizar cebola. Isso mesmo: corte-a ao meio e esfregue em cima da mancha.

TENDÊNCIAS:


- As cores gritantes costumam enjoar,  sempre prefira tons mais amenos, que enjoam menos e são mais chiques, 
tons café com leite (que vai do bege ao marrom claro), que geram conforto, ou os cinzas, que são sofisticados. os tons café com leite são mais básicos, ficam bem em quase todos os ambientes, já os cinzas são mais ousados e combinam muito bem com peças de designe e obras de arte,
A moda das paredes coloridas, uma de cada cor ou uma com uma cor bem forte, não está mais em evidência. devemos usar o bom senso, transformar a casa em uma alegoria não fica bonito e nem é confortável para os olhos, para as pessoas que querem cor, use tapetes e cortinas e/ou outros acessórios que podem ser trocados facilmente se enjoarem, 
- As cores básicas também são mais fáceis de combinar com o resto da decoração, por isso é muito ruim quando vamos comprar um enfeite e temos que ficar pensando se vai ou não combinar com o tom da parede, 
- Cuidado, principalmente, com vermelhos e alaranjados intensos, eles costumam deixar as pessoas agitadas e são cores que facilmente enjoam. (Este tipo de cor é indicada para bares e restaurantes), 
- As chamadas "cores hospitalares", como verde e azul claro, também não são legais para ambientes de estar. Este tipo de cor só combina com o quarto das crianças, pois remete a tranquilidade, 
- Sobre texturas cuidado: “ambientes pequenos costumam ficar menores ainda com texturas nas paredes. Este tipo de técnica é indicada para ambientes bem amplos ou para a parte externa da casa”, o ideal são as texturas nas paredes de fora da casa, pois, este tipo de técnica ajuda a evitar que a tinta desbote com facilidade e disfarça imperfeições.
- Outra tendência que ficou no passado é a obrigatoriedade dos móveis combinarem com as cores das paredes. hoje em dia temos tantos tecidos, texturas, estampas e materiais que não tem porque não aproveitar tudo isso preocupando-se com o tom das paredes, 
- A iluminação é outro aspecto que influência bastante na cor das paredes. Lâmpadas brancas, como as fluorescentes, não fidelizam as cores. Prefira as lâmpadas amarelas, que além de não influenciarem nas cores deixam os ambientes mais aconchegantes, 
- Para o teto a cor básica é o branco mesmo, mas quem quiser ousar um pouco mais, a tendência é levar a cor da parede para o teto e usar o gesso para delimitar onde começa um e termina outro,  porém, para ambientes pequenos, o mais indicado ainda é o certeiro branco, que é o nosso caso, ambientes pequenos!!!!

OS TIPOS DE TINTAS MAIS USADOS 

- À cal - É uma tinta muito barata e de fácil aplicação, mas não é lavável. Ela é usada em muros e paredes externas. 

- Látex ou PVA - Tinta feita à base de água, geralmente utilizada em pintura de paredes internas, principalmente para tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante. É encontrada apenas em acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. Oferece pouca resistência à ação do sol e tem baixa lavabilidade, ou seja, não resiste à limpeza constante.

- Acrílica - Também é uma tinta feita à base de água. É indicada para pinturas internas e externas. As tintas acrílicas podem ser encontradas em três tipos de acabamento:

- Fosco - menos resistente à limpeza, no entanto, ressalta menos as imperfeições da parede.

- Semibrilho - tem um pouco de brilho e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca. Devido ao brilho que possui, destaca mais as imperfeições da parede.

- Acetinada - confere à parede um toque mais fino, sofisticado, com um brilho suave, que resiste bem à limpeza. Assim como a tinta semibrilho, ela destaca as imperfeições da superfície.

- Emborrachadas - São indicadas para pintura de paredes externas, possuem uma película flexível que acompanha a dilatação e retração da argamassa sob mudança de temperatura, protegendo a parede da umidade e da ação da chuva e do sol. É a mais indicada para fachadas e muros.

- Laváveis - Têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, sendo ideal para ambientes com grande tráfego de pessoas ou locais onde há crianças. Elas podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos.

- Sem cheiro - São produtos que, em sua maioria, perdem o odor em até três horas após sua aplicação. Estão disponíveis em acabamento fosco e acetinado e podem ser utilizadas na pintura de ambientes internos e externos.

- Esmalte - Muitos esmaltes são feitos a partir de solventes, assim apresentam cheiro forte e secagem demorada. No entanto, vários fabricantes estão produzindo esmaltes à base de água, que resultam em produtos de baixo odor e secagem rápida.
Os esmaltes podem ser encontrados em acabamento fosco, alto brilho e acetinado. Devem ser aplicados em superfícies de madeira e metal, inclusive em áreas externas, já que oferecem boa resistência à ação da chuva e do sol. São especialmente indicadas para madeiras, metais e azulejos.

- Verniz - São produtos fabricados a partir de solvente que oferecem proteção a superfícies de madeira. Costumam ser transparentes, com acabamento fosco, acetinado ou brilhante. Mas há também vernizes pigmentados e com acabamentos especiais que simulam a cor de madeiras nobres. Assim como os esmaltes, também existem alguns vernizes à base de água. Os vernizes formam uma película protetora que impede a absorção de água.

- À óleo - A tinta a óleo possui um ligante do tipo oleoso (óleos vegetais, minerais, essência de terebentina, etc.) que dá um acabamento muito bonito, que pode ser fosco ou brilhante. É utilizada em pinturas que requerem grande beleza como móveis, janelas e portas. O óleo confere uma grande impermeabilidade à penetração de água, sendo portanto um protetor muito bom para materiais como madeira e ferro.

CHEGANDO AO MERCADO ...

- Epóxi - Tinta resistente que não se deixa atacar facilmente por produtos químicos, como os de limpeza. É ideal para pintura de banheiros, pisos, azulejos. Existem versões do epóxi à base de solventes ou à base de água. É um produto mais difícil de ser aplicado e por isso, requer ajuda profissional.

- Acústica - Projetada para uso em telha de teto acústico, essa tinta dá uma cobertura sem prejudicar as qualidades acústicas da telha. Ela pode ser aplicada com um rolo, mas um spray é mais eficiente e é menos provável que afete as propriedades da telha de abafar o som.

- Isolante térmica - Indicada principalmente para atenuar o calor, a tinta isolante térmica é um revestimento flexível e resistente, à base de água, que incorpora em sua formulação polímeros acrílicos combinados com microesferas de cerâmica, que refletem a maior parte da irradiação solar. Usadas em lajes, telhados, caixas d’água e paredes.

- Magnética - É uma tinta semibrilho, geralmente cinza, densa e rugosa, com carga magnética, permitindo a aderência de ímãs. Boa pra usar a parede como cantinho de recados nos quartos das crianças!

SIGNIFICADO DE ALGUMAS CORES: 

Existem várias técnicas de escolha da cor certa para o ambiente, fei shuin é uma delas, eu vou aplicar esta técnica no meu "apertamento"! Mas seguem alguns significados de cores para as paredes:

Vermelho - É a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia.

- Amarelo - É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo. Que tal pintar a sala dessa cor? É uma das cores mais vibrantes e enérgicas! Nem pense em pintar o quarto das crianças dessa cor, a não ser que seja em tons pastéis, duvido que consiga colocá-las pra dormi antes da meia noite!!

- Violeta - O violeta representa o mistério, expressa sensação de individualidade, personalidade, associado à intuição e à espiritualidade, influenciando emoções e humores.

- Laranja - É a cor da comunicação, do calor efetivo, equilíbrio, da segurança, da confiança, cor das pessoas que creem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Ideal para a sala de jantar ou copa.

- Rosa - Relacionada com o coração, amor e alegria. Favorece a empatia e o companheirismo.

- Azul - Transmite seriedade e confiabilidade, fluidez, tranquilidade. É a cor da purificação do bem estar e raciocínio lógico, é a única que tem como grande poder de desintegrar energias negativas, favorece paciência amabilidade e serenidade. Ideal para quartos de crianças, traz serenidade e tranquiliza para o sono dos pimpolhos!

- Verde - Traz paz, segurança, esperança em abundância, confiança e inteligência, é a cor do movimento e da ação. Ideal para o cantinho de estudos, leitura e etc.

- Branco - Contém todas as cores, é purificador e transformador. Representa o amor divino, estimula humildade e imaginação criativa, sensação de limpeza e claridade. 

- Preto - É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai. 

MATERIAL NECESSÁRIO PARA A PINTURA:  

- Pincéis e trinchas - Os de cerdas claras são comumente utilizados para aplicação de tintas a base d’água, e os de cerdas escuras para aplicação de tintas esmaltes, a óleo e vernizes. 




- Rolos de espuma - Utilizados para aplicação de tintas a óleo, vernizes e esmaltes. Os rolos de espuma rígidos são recomendados para acabamentos texturizados. 



- Rolos de lã - Os de pelo alto são Indicados para pintura com tinta látex PVA e os de pelo baixo para as tintas látex e acrílicas. 



- Espátulas de aço - Utilizadas na remoção de tintas e para aplicação de massas para pequenos retoques.

  

- Desempenadeiras - Indicada para aplicação de massas em grandes áreas. 


- Bandejas ou caçambas - São recipientes que facilitam a molhagem do rolo e do pincel de pintura para aplicação da tinta. 



- Lixas - São utilizadas para uniformizar as superfícies e aumentar a aderência das tintas. Existem quatro tipos de lixas, com diversas granulações para madeira, ferro e massa, que não identificadas pelas seguintes cores: bege (madeira), vermelha (massa) e cinzas e pretas (ferro). 



- Mexedores - Uma das ferramentas mais importantes para homogeneização da tinta, deve ser retangular no formato de uma régua. Ou os modelos industriais, como da Vonder por exemplo.



Bem pessoal, estas dicas vão ajudar vocês na escolha do tipo e da cor mais indicada pra pintura das paredes, mas e se você quiser colocar um ADESIVO, ou uma APLICAÇÃO DE TECIDO, ou ainda um  PAPEL DE PAREDE?
Então não perca nosso próximo post e sinta-se à vontade para perguntar!
Um forte quebra costela!
Carol

domingo, 20 de maio de 2012

Fotos pintura externa em 20/5/12

Boa Noite Pessoal!

É com muita felicidade venho publicar este post! Passei na obra do Tulipas hoje e tirei algumas fotos da pintura externa, eles estão fazendo por etapa, pinta primeiro a vertical pra aproveitar a estrutura do andaime e depois muda a posição do andaime e tudo estará pronto!
Mas lembre-se, estamos entrando das épocas de chuvas constantes e isso pode atrasar um pouco a pintura de todas as torres, porem, se aproveitarem os dias secos que se seguem eles dão conta e tem tudo pra conseguir, porque HOJE EM PLENO DOMINGO TINHA PEÃO TRABALHANDO NA PINTURA!!!











Vamos a algumas fotos, no blog do Jardins da Cidade publicarei todas as fotos, só tenho que separar por empreendimento!


Calçada do passeio em fase de acabamento!


Torre 1, sorria, você foi fotografado!
ainda bem que trabalhando!


Torre 2, remate nas aberturas para a pintura!



Torre 2.






Vou mandar rezar uma missa!!  hehehe!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tudo o que você deve saber sobre: PISOS!

Boa Noite Pessoal


Conforme o combinado este post fala tudo o que você precisa saber sobre pisos. Depois da aprovação da vistoria e com a entrega dos nossos apartamentos teremos que nos preocupar com o piso da sala, corredor e quartos, com isso surgem algumas dúvidas. Fiz uma pesquisa e juntei um pouco do meu conhecimento com isso temos informações suficientes para a escolha do piso. Vamos aos tipos e suas especificações.




Cimento Queimado 


Este tipo de revestimento oferece um visual rústico. Mas tem lá suas controvérsias, pois as trincas são inevitáveis assim como o efeito manchado. Normalmente não se usar cimento queimado em áreas externas, pois ele racha e não tem durabiliade muito grande”. Combinado com faixas de cerâmica, ladrilhos e pedras, ganha um charme a mais.

Duas alternativas podem ser buscadas no mercado: o cimento polimérico ou as massas pré-fabricadas. Outra saída é a massa caseira, que pode ser preparada por um mestre de obras experiente. A vantagem do cimento polimérico é o aditivo que garante maior elasticidade e aderência do cimentado. Massas pré-fabricadas à base de pó de limestone ou de quartzo têm boa resistência a trincas.
Onde usar:
Por não ter rejuntes e facilitar a limpeza, o acabamento de cimento queimado é muito apreciado em pisos e paredes de cozinha. No entanto, respingos constantes de gordura podem manchar o revestimento, uma dica é usar azulejos ou placas de inox próximas ao fogão.

Saiba mais:
- É normal aparecerem pequenas trincas, mesmo que o serviço seja muito bem feito.
- manchas também são características deste tipo de piso, e costumam ficar mais visíveis com o passar do tempo
- quanto mais lenta a cura, menor a probabilidade de aparecerem trincas e rachaduras. A cura do cimento é o processo de secagem da massa.
- aplicar resinas com base acrílica por cima da massa ainda úmida são uma opção para retardar a cura do cimento
- antes de aplicar o cimento queimado é importante que o contrapiso esteja limpo, desengordurado e sem pó. Caso haja trincas ou partes soltas, recomenda-se  nivelar o contrapiso antes do processo.
- para atenuar as trincas é possível fazer juntas de dilatação em intervalos de até 1 m. Neste caso, plástico e metal são mais indicados, pois a madeira junta bactérias e fungos, e se deteriora.
- Empregue areia fina, clara e lavada na mistura. Ajuda a dar um resultado mais homogêneo.
- Para evitar manchas, é indicada a aplicação de duas demãos de verniz à base de água logo após a cura e antes do uso do piso.
- O piso deve ser selado e impermeabilizado com resina. No caso de cimento colorido, é necessário um produto com filtro contra raios ultravioleta
- sapatos podem marcar fácil o piso, mas as manchinhas saem com sabão, água e esponja.
- Quando molhado, o piso de cimento fica escorregadio.

Porcelanato 


O porcelanato é o queridinho dos arquitetos e dos clientes. São vários os motivos: alta resistência à abrasão, durabilidade, grande variedade de tons e texturas. As marcas que fabricam este tipo de piso cerâmico inspiram-se em outros elementos como pedra, madeira, cimento, metal, couro e tecido para formar uma gama de opções.


As placas vêm em diversos tamanhos. A porosidade quase nula do porcelanato o torna bastante impermeável.  Sua instalação é relativamente rápida, mas como a maioria dos pisos, requer a regularização do contrapiso antes da aplicação.
Os três tipos de porcelanato mais comuns no mercado são:


Técnico, polido ou natural –  é a versão mais comum do porcelanato. Possui um brilho superior ao das pedras naturais, com reflexos. Deve haver cuidado na escolha de onde colocá-lo, pois é muito escorregadio, eu não colocaria em uma cozinha por exemplo.

Acetinado ou mate – É fosco e gera menos desconforto visual de frieza.

Rústico - é antiderrapante, mais usado em áreas externas. A limpeza é um pouco mais dificil, por isso não é muito indicado para cozinha, pois retém gordura com mais facilidade.
Onde usar:
Este tipo de piso pode ser aplicado em ambientes internos ou externos. Seu uso é muito amplo, tanto na cozinha quanto no banheiro, assim como em salas e quartos, mas por ser escorregadio mantenha um tapete nas áreas muito úmidas. Cores escuras e texturas com aparência amadeirada transmitem conforto. As cores claras dão impressão de amplitude.

A manutenção do porcelanato não requer grandes gastos: Usado principalmente na área social, integrando os ambientes, do hall a sala de jantar , por exemplo.

Cuidados para a manutenção:
- Tem que cuidar para não deixar cair no piso algum produto químico, como alguns tipos de detergente. Vinho, por exemplo, se nao limpa na hora às vezes fica uma mancha.
- Para a limpeza evite produtos químicos e abrasivos, pois costumam prejudicar o esmalte. Água e sabão ou detergente neutro diluído em água são suficientes. Alguns fabricantes oferecem produtos específicos para a remoção de manchas mais difíceis como tinta, café e ferrugem. Estes costumam ressaltar o brilho e proteger a superfície do porcelanato.
- verifique se a marca escolhida segue NBR 15463 da ABNT, específica para os porcelanatos.
- Proteja os pés dos móveis e eletrodomésticos com feltro, isso vai evitar arranhões.
- No caso de reformas, o revestimento existente deve ser removido e o estado do contrapiso avaliado. Ele deve estar limpo, nivelado, impermeabilizado, sem fungos, poeira ou fissuras.
- O período de cura leva em torno de 14 dias.


Azulejo


Os azulejos recebem a mesma orientação do porcelanato. Mas as peças retificadas, que passam por um processo mais rígido de qualidade e possuem medidas alinhadas, seguindo um padrão. A vantagem de usar azulejo retificado é que necessita de menos rejunte e pode-se escolher um de qualidade melhor, como o epóx. Quando as peças não são retificadas a aplicação exige um espaço maior entre um azulejo e outro, de 2 a 3 ml, para disfarçar a diferença entre elas. Colocando mais rejunte é mais fácil de escurecer a área aplicada. Mas fique tranquilo, atualmente as fábricas estão cada vez mais modernas e as peças saem com a mesma medida.

Madeira 


Assoalhos de madeira maciça são nobres e mais caros. O mesmo para tacos e parquês, também fabricados de madeira natural. Opções como laminados e carpete de madeira são alternativas, pois misturam outros materiais que dimuem o custo sem perder qualidade do produto.


Onde usar:
Em salas de estar, jantar e quartos o piso de madeira dá uma sensação maior de conforto.

Tipos de pisos de madeira:


Assoalho ou Taboão 


O conforto térmico e a durabilidade são as principais vantagens. Quando bem instalado o tempo de vida útil deste piso pode chegar a 30 anos ou mais. Para a instalação é necessário um contrapiso rebaixado, geralmente em 2 cm. Ele também deve ser impermeabilizado, plano e bem curado. A maderia deve receber uma proteção à base de solvente ou de água, com efeito fosco ou brilhante.

Mais importante que escolher o tipo de madeira é verificar sua procedência. Deve-se observar se o produto passou por um processo de secagem correto e se é certificado. Peça garantias sobre a secagem da madeira em estufa para evitar a compra de material verde.
Uma opção interessante é o assoalho de Bambu. Além de ser uma matéria-prima renovável, é resistente. É um tipo de assoalho laminado, composto de três lâminas maciças, prensadas.
Instalação: exige contrapiso nivelado e impermeabilizado. As peças são assentadas numa camada de cola e encaixadas.
Cuidados para a manutenção:
- Na limpeza, o indicado é um pano úmido bem torcido.
- Para restaurar o assoalho depois de alguns anos de uso, é feito o lixamento e aplicação de nova camada de proteção.
- Se o verniz não for de boa qualidade, o piso pode riscar até com sapatos.
- A madeira maciça pode sofrer enfestamento por cupins. Caso identifique pequenos grãos em cantos, chame a dedetização especializada.

Madeira reciclada
Já existem produtos no mercado que misturam 60% de madeira reaproveitada e 40% de madeira maciça.

Taco
Feito de placas de madeira nativa em tamanhos variados. A vantagem é que podem ser colocados sobre outros pisos, como cerâmica ou pedra. Os formatos mais comuns são espinha-de-peixe, escama-de-peixe, dama, paralelo e convencional. Antes de escolher, verifique com o profissional o quanto de material será perdido por causa do desenho - varia de 8 a 15%.


Parquê
Diferencia-se do taco pela medida: quatro peças unidas formam uma placa. Na instalação, a face superior dessas placas chegam cobertas por uma camada de papel. A outra extremidade fica em contato com a cola, espalhada diretamente no contrapiso nivelado e impermeabilizado. Depois de dez dias da colocação, é feita a retirada do papel com batidas leves, usando pano úmido ou martelo de borracha. Em seguida, o piso é lixado, calafetado e revestido com proteção.
Piso Laminado 


A principal vantagem é o preço: inferior a madeira maciça. Existem diversas opções de texturas no mercado, e podem ser uma réplica fiel da madeira natural, imitando ranhuras tons. O piso laminado normalmente, é fabricado a partir de madeira de reflorestamento. É mais resistente a riscos do que a madeira natural.



O piso laminado tem este nome pois ele é fabricado em camadas. É revestido de uma lâmina decorativa, e o miolo, normalmente, é feito de HDF ou HPP - elementos obtidos das fibras da madeira. A proteção final se dá por uma camada de overlay, um filme cristalino de celulose que impermeabiliza e dá brilho ao material. Normalmente, é um piso que não favorece a acústica. Porém, a aplicação de uma manta sob o piso reduz o barulho.

Entre os revestimentos ele é o mais escolhido. As pessoas gostam de usar os laminados em uma reforma rápida, são os mais fáceis de colocar, a manutenção dele é muito mais fácil do que o taboão de madeira.

A instalação é por encaixe, o que se torna mais rápido, fácil e limpo. Pode cobrir pisos já existentes, como cerâmica, lajota, vinil e concreto, o que é muito útil em uma reforma. Para recebê-lo o contrapiso deve estar limpo, nivelado e isento de umidade. Vale pelo custo e benefício. A montagem é mais rápida, é mais facil de dar arremate, já vem cortado, com rodapé, filetes de porta e todos os acabamentos.
Onde usar:
Em ambientes como corredores, hal, salas e quartos. 

Cuidados para a manutenção:
- Para limpeza um pano úmido ou detergente neutro e produtos que tenham somente ação de limpeza e desinfetante. Use-os sempre diluídos em água.
- Não são recomendados produtos à base de cera ou silicone, pois eles podem formam um filme gorduroso na superfície, o que pode acabar manchando.
- Esse tipo de piso não aceita tonalização.
- Evite usar materiais abrasivos, como os saponáceos, palhas e esponjas de aço, pois eles riscam a superfície.
- Muito sensível a líquidos, se derrubar algo seque e limpe imediatamente para evitar manchas.
- O indicado é passar o pano no sentido da textura do piso, isto é, no sentido do comprimento das réguas
- Evite instalar ou expor o piso em lugares com incidência direta de sol. 
- Coloque feltro sob os pés dos móveis para evitar riscos.
- Evite o uso em escritórios, o deslizar das rodinhas das cadeiras acaba com o laminado!


Sites de Fabricantes:
http://www.durafloor.com.br/
http://www.eucatex.com.br
outra pesquisa que fiz encontrei umas dicas bem boas no blog:  http://modoconstrucao.blogspot.com.br/2010/02/tipos-de-piso-vantagens-e-desvantagens.html 
Cerâmica /Porcelanato / ou pisos de pedra:

São os chamados 'pisos frios'. A princípio são muito parecidos entre eles. O tipo de instalação, durabilidade, manutenção, manuseio... pra instalar é aquela quebradeira, mas são pisos resistentes, e de alta durabilidade. Hoje em dia, inclusive, são fabricados pisos de cerâmica e porcelanato com uma padronagem de madeira, pra deixar os ambientes mais aconchegantes! Mas, não é o piso mais fácil de se instalar. Vamos à uma avaliação rápida:


Vantagens:
Alta durabilidade e resistência. A necessidade de manutenções é quase nula.


Desvantagens:
A instalação é cara e demorada. Quebra-se todo o piso antigo, gasta-se mais com material - cimento, rejunte, etc -  pra instalar o piso frio.


Sites de Fabricantes:
http://www.pedecril.com.br
http://www.savane.com.br
http://www.pisoforte.com.br


Piso Vinílico / PVC

Esse piso ainda não é muito conhecido em residências. Mas já é amplamente utilizado em shoppings, academias, escolas, quadras de esporte e ambientes públicos. Por sua alta durabilidade e resistência, são utilizados em locais onde há um alto fluxo de pessoas. É uma tecnologia antiga, usada desde o início da construção de Brasília. Hoje em dia já existem padronagens que imitam madeira. Ainda não conheço, mas vou este final de semana mesmo ver ao vivo e a cores e volto pra dizer o que achei! 


Vantagens:
Pode ser instalado em módulos, por cima do piso antigo, sem a necessidade de uma reforma em si, ficando apenas 6mm mais alto que o piso antigo. Altíssima durabilidade e resistência. Fácil de limpar, não possui fendas, portanto não acumula aquelas sujeiras entre um piso e outro, como acontece com o piso de taco, por exemplo. Oferece um ótimo isolamento acústico. Por isso é amplamente utilizado em escolas e bibliotecas, pois abafa o barulho dos sapatos no piso.


Desvantagens:
Pelo que eu me lembro do piso vinílico, ele lembra um vinil mesmo. Não li desvantagens sobre ele... mas pode ser apenas uma questão decorativa. Como não é amplamente difundido ainda em residências, poucos o conhecem. Mas, como já inventaram padronagens dele que imitam tábua corrida.. quem sabe não é só uma questão de desconhecimento mesmo? Vou esse final de semana pesquisar e volto pra contar!


Sites de fabricantes:
http://www.rcpisos.com.br 
http://www.tarkett.com.br/
http://www.madeiramadeira.com.br/cat/pisos_vinilicos/ 


Agora que você já definiu o piso, vamos pintar as paredes? Nosso próximo post!!!


Bem pessoal, espero ter ajudado e qualquer dúvida é só me mandar comentário que responderei! Lembre-se não sou só uma curiosa da construção civil, sou Técnica em Edificações e uma apaixonada por cheiro de cimento e tijolo molhado!!!!  hehehe!
Bom findi à todos.


Você já comprou os móveis?

Postagens populares