segunda-feira, 16 de abril de 2012

Especial: VISTORIA

Olá Pessoal!Conforme prometido, este post fala sobre a vistoria que faremos para a Caixa quando a PDG nos chamar.

Bem em primeiro lugar os objetos que eu indico que levem:


- Croquis do apartamento com as medidas dos cômodos anotadas,


- Câmera fotográfica,


- Trena 



- Nível,






- Chave de Fenda,







Instruções:


- Primeiramente é bom lembrar que o ideal é fotografar tudo o que puder, lembre-se, não existe lei que impeça de levar uma câmera pra vistoria e todas as fotos que tirar vão ajudar a esclarecer possíveis problemas depois, tire foto do cômodo por inteiro e dos detalhes, maçanetas, portas, janelas, sacada, pontos de luz, tomadas, interruptores, torneiras, ralos, tudo o que julgar importante e que depois sirva pra esclarecer uma dúvida, em se tratando de vistoria de liberação é melhor pecar por excesso!
- Inclusive, não esqueça de tirar fotos dos problemas que encontrar, assim você terá um histórico do seu apartamento.
- Se houver a necessidade de uma segunda vistoria de aprovação, tire fotos dos itens que foram arrumados, isso vale pra ter certeza que eles arrumaram mesmo.
- Com o croqui em mãos pegue a trena e vá medindo cada cômodo, anote as medidas e compare com as do desenho, lembre-se, uma diferença de 2 ou 3 centímetros é aceitável por lei, mas ninguém quer um dormitório com meio metro a menos!
- Dando uma olhada geral, verifique se não tem umidade nas paredes, no teto e no piso, isso pode ser indício de vazamento, questione o engenheiro. Veja se não tem água empoçada em torno da porta da sacada, isso pode ser um sinal de má vedação, mas vamos verificar este item mais adiante.
- Eu aconselho a tirar as medidas da altura das tomadas e interruptores, assim você já poderá ir adiantando a verificação dos teus móveis, poderá ter situações que você terá que mover o interruptor pra poder caber o móvel ou reprojetar os planejados!
- faça um "filme" por cômodo, diga "este é o quarto das crianças", " este é o meu quarto", isso vai facilitar o entendimento das fotos depois.


PISO
- Em banheiro, sacada, cozinha e área de serviço, coloque o nível no piso e verifique pra que lado a água vai correr se empoçar, lembre-se o nível deve estar sobre o piso sem restos de obra, qualquer pedacinho de tijolo que esteja em baixo do nível já não nos fornece a leitura correta! Existe casos de o fluxo de água correr para o lado contrário do ralo, e não é isso que queremos não é? Se isso acontecer mostre com o nível ao engenheiro da construtora, que o acompanhará, para que ele possa arrumar depois e anote tudo o que verificar na vistoria. Em uma segunda ocasião você só precisará verificar os itens que estavam em desacordo.
- Analise se não tem excesso de rejunte entre as peças da cerâmica, das duas uma, ou você pede pra eles nivelarem ou você mesmo com uma espátula de obra pode raspar essas diferenças.
- Se ao pisar você ouvir como se o piso estivesse "craquelando" pode ser um indício de que foi colocado cimento cola só nas pontas da cerâmica para fixação, é bom tirar esta dúvida, pise em algumas peças no meio dela e em outras nas pontas, se quebrar alguma, NÃO APROVE A VISTORIA e mostre ao engenheiro a m...  que fizeram!


PAREDES
- Encoste o rosto na parede, tente olhar ela toda, se você verificar que tem "barrigas" mostre ao engenheiro, isso pode ter sido ocasionado por blocos fora de prumo, e não tem jeito, se a "barriga" for muito saliente vai dar problema de desnível nos móveis e a única alternativa é fazer a parede de novo! 
- Por ser de bloco pré moldado elimina vários outros itens de verificação, então levante as mãos pro céu!  kkk!!


JANELAS E PORTA DA SACADA
- Se for de correr - verifique se o corrediço (o vão onde corre a janela) não está com massa colada, isso pode impedir o abrir e fechar da janela. olhe as roldanas, normalmente elas estão um pouco escondidas mas se você se inclinar um pouquinho pode ver se estão inteiras e se não tem nada impedindo que corram. - se for de dobradiça analise se não tem massa colada na dobradiça, se estiver rangendo precisará de um carvão ou óleo, mas isso você mesmo pode fazer.
- Abra e feche várias vezes e verifique se não tranca e se veda bem, isolando a chuva e o vento da rua, afinal, em noites frias e com o ar quente ligado dentro de casa a última coisa que queremos é uma corrente de ar gelado circulando pela casa!


PORTAS
- Abra a porta e solte, se ela "andar" sozinha é porque está fora de nível, depois encoste a porta sem fechar o trinco, se ela abrir sozinha é pelo mesmo motivo.
- Para verificar as trancas: sem fechar a porta, tranque e destranque várias vezes a porta, olhe se ela não trava ou emperra, depois abaixe e levante a maçaneta várias vezes, se não deu problema, entre no cômodo e tranque a porta (mas faça o teste descrito acima antes, afinal vai que dê alguma coisa errado e tu fica trancado!! kkk) tranque e destranque a porta, ás vezes ela não fecha direito porque o marco está fora do prumo ou porque a cava feita é rasa demais pra entrar a tranca ou até mesmo pedaço de caliça (toco de tijolo, reboco) trancando.
- Passe a mão na porta, veja se ela não está "inchada" ou partes como se tivesse uma bolha dentro dela, das duas uma, ou o material é de segunda qualidade ou a porta ficou pegando umidade no canteiro de obras.


TORNEIRAS E RALOS
- sem mexer olhe se ela já está pingando, isso pode ser excesso de pressão ou vazamento, abra e feche, se não fechar direito talvez tenha que trocar a borrachinha que tem dentro dela, peça ao engenheiro. Verifique também se a água desce rápido pelo ralinho da pia, se isso não acontecer mostre ao engenheiro pois pode ser que tenha areia no encanamento ou coisas piores...
- Na maior cara de pau, pegue a chave de fenda e (com jeito, não queremos quebrar nada!!) puxe a tampa dos ralos e olhe dentro, tem muito safado que com preguiça coloca resto de obra dentro e isso depois entope tudo!!! Se tiver alguma coisa obstruindo o fluxo da água mostre ao engenheiro. Não esqueça de verificar os ralos de dentro do box, do banheiro, da cozinha e da área de serviço, e se não houver na sacada um ralo provavelmente o sistema de drenagem é com caninhos nos cantos da sacada, se for assim, enfie a chave de fenda no caninho e veja se não tem nada obstruindo.


Em fim se não der nada de errado, PARABÉNS, você acaba de aprovar o seu apartamento na vistoria e dentre alguns dias receberá as chaves e poderá se preocupar com o   ......




...... piso!


nosso próximo post!!!

espero que eu tenha ajudado. 
boa semana à todos
e qualquer dúvida é só me escreverem!

14 comentários:

  1. adorei!
    vai me ajudar e muito!

    eu não tinha noção do que olhar em uma vistoria!
    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso coloquei este post!
      depois o pessoal libera as coisas e não adianta reclamar!
      É uma maneira da você se defender da construtora e ela de ti!!!
      assim um não pode dizer que foi o outro que alterou!
      e lembre-se, o seguro que a construtora cobre é por 5 anos, mantenha essas fotos bem guardadas!
      e toda e qualquer reforma que tu fizer no apartamento tire fotos, pode ser que influencie no vizinho e incomodação é a última coisa que queremos!

      Excluir
  2. olha só, isso vale pras casas tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo
      pode ser usado sim para as casas e se forem de blocos como os apartamentos sem problema algum, mas não esqueça de tbm verificar o caimento do piso na entrada da casa, o ideal é que tenha caída pra rua, assim não empossa água na porta de casa, e tbm o sistema pluvial, aquele que coleta a água da chuva, principalmente no pátio dos fundos, olhe bem se existem calhas e se estão bem fixas.
      Verifique tbm se o registro da água tem uma torneira junto, se ela for uma TUR melhor ainda(TUR: Torneira de Uso Restrito, aquelas que sai a parte que tu gira pra abrir, é uma peça de encaixe e quando tu não precisar é só guardar em uma gaveta que ninguém vai abrir tua torneira pra lavar o carro quando tu não estiver em casa!).

      Excluir
  3. tu pode tirar fotos da vistoria?
    o meu primo não tirou da dele porque achou que não podia!
    bom saber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode não, DEVE!!!
      Não existe lei alguma que proíba de levar uma câmera fotográfica! E quanto mais foto melhor, eu costumo tirar uma média de 200 fotos, desde a entrada até o geralzão com toda a obra! a gente nunca sabe quando vai precisar, teve uma situação que graças a uma foto que tirei de um ângulo um pouquinho diferente já deu pra visualizar direito e tirar a dúvida! e só delete as fotos a mais depois que realmente não tiver nenhuma dúvida! OK?

      Excluir
  4. gostei!
    vou imprimir e levar no dia!

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol
    adorei o seu post, eu sendo do Rossi Ideal, Jardim figueira, vou aproveitar as tuas dicas, olha só, o sistema construtivo lá é de placas pré moldadas, posso aplicar os mesmos itens da tua lista?
    paraéns pelo post

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo
      obrigada pela visita.
      seguinte:
      - os itens PISO, PORTA, JANELAS E PORTA DA SACADA, TORNEIRA E RALOS, podem ser usados sem problema, mas o item PAREDES muda tudo.
      Bem, como as paredes são placas prontas encaixadas é bom tu verificar os encaixes, tire muita foto dos cantos pois existem pontas de aço que são usadas pra amarração e algumas vezes no encaixe eles podem ficar aparentes, mas não se preocupe, é só pedir ao engenheiro que lhe acompanhar que verifique e providencie a vedação adequada, anote pra não esquecer de cobrar isso depois.
      qualquer coisa é so me perguntar.

      Excluir
  6. Puxa!
    eu não tinha noção do que olhar! na verdade iria ver se tem portas, vidros e vaso!!!
    vou copiar pra não esquecer!
    muito obrigado pelo esclarecimento!
    abraços
    Maurício

    ResponderExcluir
  7. "Carol"
    muito obrigada pelo post, eu comprei do viver canoas e com as tuas informações vou me sentir menos enrolada no dia, a propósito, se eu quiser levar um engenheiro pra vistoria posso?
    no aguardo.
    Parabéns pelo post.
    Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, se tu levar um engenheiro ele não poder´se identificar como tal e como é tu quem tem que fazer a vistoria, as opiniões dele podem não ser aceitas pela construtora, conselho: se tu for levar o engenheiro, finjam que são namorados!!! Já ajuda! hehehe

      Muito obrigada por acessas meu blog, sinta-se a vontade!
      Carol

      Excluir
  8. e se eles já entregarem a sala com o piso? o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!
      faça o mesmo que na cozinha em relação ao piso, verifique os mesmos itens e fique atento ao rejunte, pode haver desencontro de cerâmicas e deixa a aparência meio feinha! outra coisa, se tu puder, pise em todas as peças, assim tu consegue analisar se eles colocam cimento cola só nas ponta!
      Tenho um amigo que comprou a sala com o piso, hj ele coloca a mesa meio enviesada pois as pontas da cerâmica estão se quebrando!

      Excluir

Olá!
Deixe seu comentário que estarei publicando e respondendo o mais rápido possível!

Você já comprou os móveis?

Postagens populares